quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Força de Vontade – Como aumentá-la?

Então você tem motivação, mas a sua força de vontade não é suficiente para atingir seus objetivos. A Força de Vontade é definida por um determinado nível ou grau. Todos nós temos força de vontade. No entanto, às vezes não conseguimos canalizá-la para algumas tarefas, ações, atitudes ou atividades.
Na verdade, a maioria das pessoas tem pelo menos uma área em que se sente com menos vontade. Você pode, por exemplo, ter dificuldades em seguir uma determinada dieta, fazer exercícios, manter a calma, manter seus gastos sob controle, cumprir prazos, etc. Mesmo sabendo os benefícios ou as consequências de não ser capaz de realizar essas atividades com qualidade, a força de vontade é pequena.
Precisamos ter consciência de que a força de vontade é na maioria das vezes impotente contra a força dos nossos maus hábitos. Muitas vezes, o problema não se prende com não possuirmos força de vontade, mas sim de não estarmos suficientemente preparados para persistir. Temos também de trabalhar a força de resistência da nossa vontade contra a força de persistência de alguns maus hábitos instituídos.
Não é que você não queira uma determinada coisa ou objetivo o suficiente. Não é que você não se esforce o suficiente. Não é que seja uma falha no seu caráter. Provavelmente, o que ocorre é que você simplesmente não tem aprendido e aplicado à maneira correta de tirar o máximo proveito da sua força de vontade.
Apesar disso, com certeza, podemos melhorar o nosso nível de força de vontade para aperfeiçoar a nossa capacidade de conquista.
Mas, como você pode aumentar sua força de vontade?
Existem várias técnicas que você pode usar para reforçar a sua força de vontade e vencer as tentações, a desmotivação, o adiamento, a preguiça, a falta de disciplina, entre outros. Qualquer que seja a sua fraqueza, você pode superá-la, e ainda eliminar o velho sentimento de culpa por não conseguir fazer o que pretende.
Para ajudar, vamos ver algumas dicas abaixo:
Especifique o seu objetivo em termos comportamentais – Exemplo: “Eu quero me sentir melhor fisicamente,”, mas, para isso: “Eu devo ir à academia 3 vezes por semana durante 1h”.
Verifique se o seu objetivo é razoável – Se você é sedentário, talvez seja necessário começar com um objetivo mais modesto de exercícios e aumentar seus esforços aos poucos para ir se adaptando.
Reflita sobre todos os motivos que você tem para atingir seu objetivo – Pense nas inúmeras razões para continuar e acrescentar mais itens à sua lista:
  • Eu vou me sentir mais saudável
  • Minha coluna irá doer menos
  • Meu corpo ficará mais tonificado
  • Minha autoestima aumentará
  • Ficarei orgulhoso de mim mesmo
  • Ficarei mais atraente
  • Ajudará a controlar e reduzir o meu stress
  • Etc.
Leia a sua lista todas as manhãs, mesmo se você achar que não precisa. Você nunca sabe quando sua força de vontade irá escorregar, por isso prepare-se todos os dias para controlar e aumentar a sua força de vontade. Quanto mais você ler a sua lista, os seus motivos estarão cada vez mais claros e isso influenciará diretamente no seu comportamento de talvez naquele momento, não se esforçar para cumprir o que você determinou.
Refletir sobre as consequências de não alcançar seu objetivo. “Se eu não me exercitar, eu não me sentirei mais saudável, a minha coluna voltará a doer, minha autoestima diminuirá”, e assim por diante.
Priorizar. Se você possui uma agenda lotada, como terá tempo para se exercitar? Você precisa dizer: “Me exercitar é uma prioridade! Então, quais atividades e tarefas eu posso adiar, delegar, diminuir ou deixar de realizar?” Em seguida, coloque “Me exercitar” na sua agenda, na porta da sua geladeira, no espelho do banheiro, para que isso não saia da sua cabeça e passe a ser sagrado na sua vida.
Tentar compensar ou não fazer. Cuidado com os pensamentos de tudo ou nada: “Se eu pular um dia na academia, eu posso compensar indo a semana inteira”, ou “Se eu não posso ir hoje, não vale a pena ir aos outros dias da semana.”.
Cuidado com as desculpas. “Não há problema em deixar de ir à academia hoje, porque eu estou cansado / eu estou chateado /eu não me sinto bem / eu vou amanhã / eu mereço um descanso.”
Diga: “não tem escolha.” Provavelmente você não se dá a escolha de usar o cinto de segurança. Se você sentir vontade de usá-lo ou não, não é relevante para você. Você faz isso de qualquer maneira, porque você já decidiu que simplesmente tem de fazê-lo. Então, faça o mesmo com a escolha de se exercitar.
Reconhecer que toda vez é importante. Isso não significa que o fato de você se exercitar é crucial para você se sentir mais atraente, porém cada vez que você cumprir com a sua agenda de exercícios estará construindo o hábito de realizar esta atividade. Toda vez que você for tentado a não cumprir, e pular, você está reforçando o seu hábito de ceder, o que torna mais provável que no futuro você não fará mais. Mas, toda vez que você for tentado e ignorar esse sentimento, você estará reforçando o seu hábito de fazer o que você realmente precisa fazer para alcançar seu objetivo, o que torna mais provável que você vai manter este hábito no futuro. Portanto, toda vez importa!
Comemore suas realizações e elogie-se. É importante reforçar positivamente a si mesmo cada vez que você tomar medidas para conquistar o seu objetivo. Diga: “É bom estar fazendo isso”. Isso pode ajudá-lo a construir o seu sentido de autoeficácia e a sensação de que você pode fazer as coisas que antes não tinha vontade. Não espere até chegar ao seu objetivo final para elogiar a si mesmo. É muito importante fazer isso ao longo do caminho. Quando você consegue fazer coisas que não tem vontade de fazer, provavelmente se sentirá mais no controle dos seus sentimentos e pensamentos.
O fato de falar para si próprio: “eu posso ir para a academia”, talvez lhe ajude a dizer que “eu também posso fazer…”. Em tudo na vida procuramos reforço. Mesmo que esse reforço seja convertido na forma de um sentimento. Estabelecer um sistema de incentivos pode promover a sua força de vontade. Quando você tem sucesso na implementação da mudança, isso por si só é um grande reforço. Emerge um sentimento de orgulho, de dever cumprido e de capacidade de ultrapassar obstáculos.
Gostou? Então, compartilhe!!!!