segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Administração do tempo.

A maioria das pessoas reclamam da falta de tempo que dispõe para suas atividades diárias, devido a enorme carga  de tarefas que tem para executar.O que ocorre é que as pessoas quando aprendem em um curso acadêmico, ou mesmo
ingressam de alguma forma em uma função, profissão, são sempre instruídas sobre “O que” 
fazer sendo ignorado o modo como se fazer o trabalho, principalmente aos detalhes  que fazem 
o diferencial para se obter uma maior eficiência e eficácia. Não basta ser especialista no que se faz, é que preciso ter noções da melhor maneira de realizar o trabalho. 

  • Como administrar melhor o seu tempo? 
Tempo é das coisas mais indefiníveis e paradoxais: o passado já se foi, o futuro ainda 
não chegou, e o presente se torna o passado, mesmo enquanto procuramos defini-lo, e como se 
fosse um relâmpago, num instante existe e se extingue. 
Na maioria dos casos, a análise revela que, com alguns ajustes, o indivíduo poderá 
produzir muito mais, com menos dispêndio de esforços. Chama-se “trabalho inteligente”. 

ORGANIZE UMA AGENDA DO TEMPO. 

Para identificar com precisão como você ocupa o seu tempo, faça uma agenda, dimen-
sione exatamente o percentual de tempo utilizado em cada tipo de atividade. Pois não podemos 
controlar nosso tempo se não sabemos exatamente como o estamos utilizando. Geralmente 
somos levados a achar que sabemos como utilizamos nosso tempo, mas nem sempre isso é 
verdade. O princípio básico para utilizar bem o tempo é priorizar as tarefas realmente impor-
tantes e que nos trazem maiores resultados, aquelas que sempre deixamos para executar depois 
das mais fáceis! 
Avaliar a forma como utilizamos nosso tempo é o primeiro passo que devemos dar, e 
após isso questionar: Os resultados seriam melhores se eu pasasse o meu tempo trabalhando 
em outra atividade? Como eu poderia executar as tarefas mais importantes com mais freqüên-
cia e eficiência?  
Um outro aviso importante: Geralmente seus colegas de trabalho tem o costume de lhe passar material, assuntos e tarefas que não dizem respeito à sua atividade principal(ao seu 
foco). Este tipo de material deve imediatamente ser retornado à pessoa que realmente deve dar 
continuidade. Responda na própria correspondência e retorne imediatamente. Não deixe nada 
entulhando sua mesa ou caixa postal de e-mail. Sempre que possível evite dar respostas como: 
Vou ver e lhe retorno depois!. Assim que tiver um retorno lhe informo!. Dê as informações 
necessárias já no momento para que a pessoa mesmo pesquise sozinha!. Não atue como 
intermediário de nada. Você realmente sabe como usar seu tempo?  

  • Você realmente sabe como usar seu tempo?  


A primeira medida para melhorar a utilização do tempo é verificar como ele vem sen
empregado. Muitas pessoas imaginam que sabem como usam seu tempo, mas quando eles s
registrados, numa “tabela de tempo”, o resultado é surpreendente para estes indivíduos. 
Algumas situações comuns observadas numa tabela de tempo: 

•  Decisões sobre assuntos importantes; 
•  Conversas telefônicas que se estendem demasiadamente; 
•  Períodos de interrupções constantes; 
•  Concentração em assuntos poucos importantes; 
•  Períodos de “escravidão ao papel”, onde se manuseiam muitos papéis sem importância; 
•  Falta de tempo para pensar e planejar, ficando escravo da rotina; 
•  Períodos de grandes atividades consertando ou refazendo atividades anteriores. 
Para efetivamente avaliar a utilização do tempo, é necessário questionar o efetivo uso 
do mesmo. 
Quanto tempo utilizar em cada tarefa?

A lei de Parkinson diz que o trabalho tende a preencher (ou adaptar-se) ao tempo 
disponível ou alocado para ele. Se você alocar uma  hora para uma determinada tarefa, terá 
mais chances de terminar o trabalho dentro desse prazo, caso estabeleça duas horas para o 
mesmo trabalho provavelmente utilizará as duas horas para o trabalho. 
Estabeleça sempre a quantidade de horas e datas para conclusão de projetos, provalvelmente descobrirá um meio de fazê-lo dentro do prazo estabelecido por você, e sua produtividade 
aumentará bastante. 

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